sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Eu quero que o Brasil seja o Brasil

    A sociedade contemporânea, em sua grande maioria, é formada por caricatos. Os valores históricos e, principalmente, culturais vem se perdendo ao longo dos anos por causa da "americanização", que é caracterizada como forte influência em outros países, tendo como causador os Estados Unidos. Numa palestra dada na inauguração do auditório Ministro Mozart Victor Russomano, Ariano Suassuna, escritor, dramaturgo e romancista fez comentários bem humorados a cerca dessa influência e, mais sério, acrescentou: "Eu quero que o Brasil seja o Brasil!".
    O povo brasileiro tem o costume de menosprezar a própria nação. O mundo inteiro é maravilhoso, exceto o Brasil, é claro. Como consequência desse conceito, preconceito cultural, cada vez mais jovens dizem preferir o modo de vida norte-americano.
    A música brasileira é de baixíssima qualidade, até porque o rock nacional e a MPB se encaixam nos padrões de composição imoral que o pessoal faz bombar nas rádios. A situação financeira é culpa dos políticos eleitos por quem não sabe votar, não discute política e se diz preocupado com o futuro. As emissoras de televisão só fazem manipular o telespectador que não sabe selecionar a programação que lhe convém. O cinema brasileiro é péssimo, se comparado a Hollywood, pois filmes como "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Teus Olhos Meus" e "Os Famosos e os Duendes da Morte" não tem nada a oferecer ao intelecto.
    A verdade é que são poucos os que se orgulham do que tem. Criticar de forma mal elaborada, pouco precisa e sem fundamentos é difícil. Mais ainda é idolatrar uma nação que faz da sua uma piada. Terra livre, terra firme. Pátria amada, Estados Unidos! Quer dizer, Brasil.
                                                                                                                                        Thay Oliveira

14 comentários:

  1. Me peguei pensando nisso esses dias... O Brasil é um país com uma enorme diversidade cultural, mas nós não nos damos conta disso. Queremos- e digo no geral- viver de um jeito diferente, e não aproveitamos o que nos foi dado. Acredito que devemos aceitar a realidade que nos foi dada e usufruir dela- assim deixando as lamentações de lado. Inclusive eu mesma.
    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto. Realmente, concordo com tudo o que você disse!
    Dá uma passadinha?
    http://comportamentorosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Concordo com quaaase tudo. Não acho que a música brasileira seja ruim, isso é apenas uma questão de gosto. Temos tanta coisa boa por aqui que não é influência de absolutamente nada... acho que a "música brasileira" que muitos têm em mente é uma consequência de velhos estigmas e talvez um pouco de falta de conhecimento.

    O rock brasileiro, o mangue beat, a fusão nacional do antigo com o novo, as novas vozes femininas... tudo isso é de altíssima qualidade. Até mesmo as raízes culturais que pouco agradam a população pseudo-intelectual, como o funk, por exemplo, é puro brasil. Se é bom ou não, aí - como disse - é uma questão de gosto.

    Novos baianos, China, Nação Zumbi, Los Sebosos postizos, 3 na massa e etc são nomes de alta qualidade musical e brasileiríssimos.

    No entanto, a cultura americana é realmente muito forte nesse país. Como pode ter uma estátua da liberdade em pleno Rio de Janeiro?! Palavras em inglês são naturalmente incorporadas ao nosso vocabulário e somos obrigados a falar a língua do turista. Por que o turista não aprende a nossa? Na França isso não é aceito! No mais, os programas de tv, certas tradições, costumes e doutrinas são quase inteiramente fundidos com os dos irmãos duas américas acima.

    Embora discordar com a parte da música, o texto é bem legal.

    E eu escrevi um livro, rs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você me entendeu mal rsrs Não disse que a música brasileira é ruim porque na verdade a amo. Se você prestar atenção, quando digo " A música brasileira é de baixíssima qualidade, até porque o rock nacional e a MPB se encaixam nos padrões de composição imoral que o pessoal faz bombar nas rádios." trata-se de uma ironia. Foi uma crítica ao pessoal que só tem conhecimento daquilo que toca nas rádios, que nem sempre é de boa qualidade e sai por aí dizendo que prefere músicas em inglês, porque as daqui só contém baixarias. Por isso, citei dois dos gêneros que mais ouço ghjeuhau

      E concordo contigo sobre termos que falar a língua do turista quase que obrigatoriamente. Temos que nos adaptar ao idioma de quem nos visita? Chega a ser ridículo. Beijos!

      Excluir
  4. Oi querida, ótimo post.
    O Brasi é um país que tem muito a oferecer e nós não nos damos conta disso. Temos uma cultura muito rica e não ligamos, apenas queremos ser o que não somos.
    Tenha uma boa semana, beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Então, é isso mesmo. Acredito que é justamente essa miscigenação cultural que torna o nosso país tão especial. Pra ti também, beijos e obrigada!

      Excluir
  5. só a verdade, infelizmente dão valor ao eua, faze oq ne :/
    Bj, Kellen Oliveira.
    http://pedacosdelembrancas.blogspot.com.br/2013/08/mais-uma-vez-eu-ser-feliz.html

    ResponderExcluir
  6. Perfeito o texto eu amo meu país e tudo que tem nele, por que problemas estão em todos os lugares, quero que o Brasil seja o Brasil

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É, exato. A gente tem mais é que buscar uma resolução para esses problemas e valorizar o que temos.

      Excluir
  7. Eu concordo com vc,nós desvalorizamos o Brasil sim,mas infelizmente o Brasil tem muito o que melhorar.Assim como a Vivian discordo contigo na parte musical,pois acho que quem diz que a musica nacional nao é boa,nem conhece a musica brasileira (nao estou falando de sertanejo universitário,funk,axé,pagode e outros).

    Abraços;
    Desconstruindo Amélias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, Thay estava fazendo uma ironia nessa parte, ela ouve bastante música nacional, ontem mesmo estávamos falando sobre o novo CD do Cícero...

      Excluir
    2. "Bem, acho que você me entendeu mal rsrs Não disse que a música brasileira é ruim porque na verdade a amo. Se você prestar atenção, quando digo " A música brasileira é de baixíssima qualidade, até porque o rock nacional e a MPB se encaixam nos padrões de composição imoral que o pessoal faz bombar nas rádios." trata-se de uma ironia. Foi uma crítica ao pessoal que só tem conhecimento daquilo que toca nas rádios, que nem sempre é de boa qualidade e sai por aí dizendo que prefere músicas em inglês, porque as daqui só contém baixarias. Por isso, citei dois dos gêneros que mais ouço ghjeuhau" (copia e cola, por preguiça mesmo udhshck)

      E assim, é verdade que o Brasil tem muito o que melhorar. Todo país tem.Mas é como eu disse, o brasileiro tem a mania de ver somente os problemas, ao invés de se orgulhar mesmo que um pouquinho das nossas "qualidades". Onde a gente escuta o pessoal falando que o Brasil é o único país da América do Sul participando do Projeto Genoma? Que o mercado editorial de livros possui mais de 50 mil títulos a cada ano? Ou que possuímos, de norte a sul, muitas das mais belas paisagens que se pode encontrar?

      Excluir
  8. Eu assisti Memórias póstumas e gostei (agora posso retirar a afirmação que não gosto de filmes nacionais, esqueci que tinha assistido esse!). Na minha opinião, uma das melhores adaptações que já vi, bem melhor que as americanas, que mudam o enredo todo do livro e.e

    Eu gosto da musica brasileira, só não gosto do funk. Na verdade, quase todas as musicas que ouço são brasileiras, tirando algumas de rock americano. Adoro ligar o rádio de manha e ficar ouvindo musica antiga! Elas tem uma letra incrivel! (às vezes as musicas que ouço são aquelas beem antigas, do tempo da nossa avó, que com certeza já é considerado música caipira rsrs )

    Seu texto ficou muito bom, seria ótimo se todo mundo lesse ^^

    ResponderExcluir