quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sobre o chamado de um escritor

    Não existe uma regra geral para saber se você foi chamado para ser escritor ou não, acho. Isso parece ser muito singular, íntimo, para todo mundo. Talvez seja com um eureka! dentro de uma banheira, assim como foi com o nosso querido Arquimedes com a sua descoberta célebre, mas não creio que seja tão simples.
     Há quem nasça, entretanto, aparentemente predestinado a seguir carreira, como a autora Samanta Holtz que faz aniversário em pleno Dia Mundial do Livro, ou talvez mesmo hoje, no dia do escritor, algum escritor que eu não conheça – ou até mesmo você, meu caro e estimado leitor – esteja apagando velinhas, porém ainda não é regra, só uma coincidência peculiar. Ser escritor vai muito além de ter boas ideias, virar best-seller ou já ter sido publicado.
    Eu sei, não sou uma expert no assunto, sou apenas uma pseudointelectual que sonha em estar nesse ramo, mas acredito que ser um escritor está mais associado a um estilo de vida do que a qualquer outra coisa. Nina Auras, uma jovem que publicou um livro aos catorze anos, quando foi indagada sobre essa façanha disse que “[...] a escrita não é algo que você domina, é algo que domina você”. Não é uma escolha, é uma necessidade.
    Adaptando um pouco o que Mario Quintana disse, “quem escreve salva um afogado”, nem que o afogado em questão seja você mesmo. Clarice Lispector escrevia desesperadamente como se para salvar alguém, que no fundo era ela própria. Escrever é isso, preencher nossas lacunas existenciais com uma intensidade de quem passa a viver através de meras vinte e sete letras. Para, no fim, se desapegar.  “A escrita não ressuscita. Ela enterra”, essa é do John Green.  É um começar e recomeçar constantes para poder seguir em frente.

    Por isso não podia deixar essa data passar batida. À cada um que se identificou, blogueiro, escritor de gaveta, dou-lhe meus afetuosos parabéns.

23 comentários:

  1. Acho que nunca sonhei em ser escritora, mas desde meus 16 anos venho escrevendo livros, já estou no meu terceiro o primeiro foi Criada das cinzas, e o segundo Fragmentos do passado, agora estou mais focada em algo um pouco mais cristão, mas desde que terminei meu primeiro livro e todo mundo que leu adorou não me sinto uma escritora apenas, estou abrindo meu coração na hora de escrever e abusando da minha criatividade que eu tenho de sobra, adorei o texto e concordo com Nina Auras "... a escrita não é algo que você domina, é algo que domina você" parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Eu sou muito lenta com coisas maiores do que simples contos, acho que nesse ritmo levaria mais de dois anos para terminar um livro, por isso fiquei admirada em como você é focada nisso por já estar indo em três, parabéns!

      Excluir
  2. Eu desde pequena ia no shopping com a minha mãe, e ela me levava para comprar roupas e eu não ficava feliz, mas quando ela me levava numa livraria eu não podia nem conter a felicidade, meu sonho é ser escritora, quando estou amargurada, quando ninguém pode me entender, as folhas antigas com palavras que descrevem tudo o que eu estou sentindo me entendem.

    http://paraisoinexistente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou às vezes as folhas de papel são as únicas coisas em quem você confia para desabafar...

      Excluir
  3. Com certeza todos os escritores que leram ficaram emocionados! Amei o texto!
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa , muito lindo mesmo, quero muito ser uma escritora um dia, e.. kk, estou sem palavras! beiijos!

    http://smile-andlove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, muito lindo! Quero ser jornalista, mas amo escrever!
    Dá uma passadinha?
    http://be-maybe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível como essas duas profissões se entrelaçam, não é? Eliane Brum, que é escritora e jornalista, diz que é uma escutadeira de histórias. As reportagens são escutadas "de fora", seus textos são escutados "de dentro". Isso me marcou.

      Excluir
  6. se eu estivesse lendo esse seu post há um tempo atrás, estaria comentando furiosamente sobre o chamado à escrita,ou sobre o dom inexplicável que a gente recebe. mas, não. hoje, menos sonhadora que antes, estou aqui, tentando comentar sem ter palavras. dando a real: todos nós somos escritores. quer tenhamos admitido isso ou não, nós escrevemos a alguém. se somos reconhecidos, aí é outra história.
    »»» Emilie Escreve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente assim. Esse texto aqui (http://aprendizdeescritor.com.br/voce-e-escritor/) mudou a minha vida por falar exatamente sobre isso.

      Excluir
  7. Obrigado pela visita.
    Belo texto.

    http://chorodorisosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Lindíssimo o texto, adorei
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Lindo, Samyle, lindo.
    E concordo com a Nina, a escrita nos domina de tal forma que não nos sentimos seguros ou úteis se não colocarmos tudo pra fora.
    Adorei o texto.
    Parabéns a você pelo dia e a todos os outros blogueiros e escritores.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tem até uma frase que diz "tem coisa que só sai da gente por escrito". É meio assim que me sinto.
      E parabéns a você por esse dia maravilhoso, Vivian ;)

      Excluir
  10. verdade, adorei o texto!

    Retribui dando uma passadinha no meu blog e seguindo-o? Espero que goste dos textos, qualquer coisa deixe seus pedidos e palpites sobre o blog nos comentários. Agradeço desde já...

    papodeconfidente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. que lindo o texto amei!

    seguindo aqui sdv?se gostar e claro!! bjos

    www.victoriapresunda.com

    ResponderExcluir
  12. Que lindo texto Samyle! Deixei a data passar batida no meu blog, mas foi por puro receio de não conseguir escrever uma coisa tão bonita como a que você escreveu. De todos os textos que li sobre o dia do escritor, o seu foi o mais lindo, e não estou falando para puxar saco *-*

    “[...] a escrita não é algo que você domina, é algo que domina você” eu li essa frase aqui no blog mesmo e anotei ela na capa do meu bloco de folhas de fichário, leio ela todos os dias na escola, quando pego uma folha nova.
    Não me considero escritora, mas escrevo quase o tempo todo, às vezes me sinto até meio sufocada, até passar algo para o papel. Acho que escritor é mais que uma profissão, é um estilo de vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo, também não me sinto escritora, tenho apenas consciência de que preciso escrever. Aos poucos fui entendendo o por quê.

      Excluir
  13. Eu acredito q ninguém é 'chamado' para ser escritor, simplesmente nasce como escritor! rs

    Bom domingo
    Beijo
    http://365diasvariados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Bom, quanto tempo eu não passo por aqui, não é mesmo? rs'
    Todas as vezes que entrava aqui, meu computador dava erro e era só no seu blog, acredita? :/ Entrava, mas a tela ficava travando e aí precisava fechar a página.
    Mas enfim, hoje quando tentei, ficou normal. haha' O que é ótimo. (:
    Confesso que não fiquei sabendo que dia 25 era o dia do escritor. :/ E, realmente, não existe uma regra geral para um escritor. Tem gente que parece nascer com o talento, enquanto outras chegam no mesmo talento, porém de forma diferente. No meu caso, eu sempre tive muita dificuldade de me expressar com as palavras. Minhas redações até o primeiro colegial eram péssimas de verdade. Meu próprio pai dizia que eu escrevia mal, mas era uma coisa que eu adorava fazer! Por isso eu insisti tanto e tanto. Acho que de tanto ler e fazer da escrita algo do meu dia-a-dia, hoje eu posso dizer pelo menos que não escrevo tão mal. haha' Hoje muitos colegas meus dizem que eu tenho talento para escrever, eu fico feliz com isso porque sei que antes as pessoas diziam o contrário sobre isso. Eu não nasci com o dom da escrita, mas por gostar tanto, acabei desenvolvendo habilidade para isso. Como você disse, ser um escritor está mais associado a um estilo de vida. "Não é uma escolha, é uma necessidade."
    Gostei das suas citações e principalmente da Clarice Lispector. Assim como ela, muitas vezes escrevo para salvar a mim mesma. Ela é uma grande inspiração para todos nós. (:
    Enfim, um parabéns atrasado para você Samyle, é seu dia também.
    Ah, e desculpa se o comentário ficou grande, mas como eu disse... Faz tempo que eu não passava aqui. rs'
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não escrevia nada bem! Hoje dou uma olhada nos meus escritos antigos e vejo tanto erro, tanta frase clichê e me surpreendo. Mas isso faz parte, você não nasce sabendo escrever, a gente vai aprendendo, vai se descobrindo... Não acho que escreva bem, me comparo com meus escritores favoritos (coisa que, aliás, faz mal, todo mundo diz) e vejo como tenho de melhorar muito. Paciência.
      Estranho não estar pegando ao entrar aqui, mas que bom que conseguiu ;) Já estava sentindo falta haha'

      Excluir
  15. Obrigado Sam, mesmo que atrasado parabéns para ti também.
    Acho que de escritor e louco todo mundo tem um pouco.
    Alguns afloraram outros não.
    Beijo.

    www.cchamun.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. 'A PALAVRA NOS DÁ A POSSIBILIDADE DE CONCRETIZAR OS SENTIMENTOS'.
    http://inspiracaoentrelinhas.blogspot.com.br/
    TEM POST NOVO NO IEL, PASSA LÁ! ^^
    BEIJOS!!

    ResponderExcluir