quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ficção em Tópicos

    Antes de  tudo, venho me desculpar pelo sumiço. A festa de aniversário, os vários parentes vindo conhecer como é o lado frio de Pernambuco (é, minha família todo mora em estados distantes, por isso estou super empolgada pelo fato de ser a primeira vez que eles vêm me visitar, irão chegar na madrugada de quinta. Festas de aniversário juntam as pessoas!) e todos os simulados e testes me afastaram completamente do computador. Eu até estou com um texto pronto mas resolvi não publicá-lo agora, só semana que vem, trazendo uma indicação de um site super legal com ótimas dicas para quem escreve - qualquer coisa que seja.
    Como sabem, tenho o sonho de ser escritora, mas sou muito insegura Tentando melhorar, procurei um monte de coisas na internet que me ajudassem a superar esses meus problemas, porque quando penso que entendo bem de algo, simplesmente faço sem dar tanta importância. Foi assim que encontrei o Ficção em Tópicos.


    Esse site é maravilhoso! Nele você aprende a montar a estrutura básica da sua estória, assim como passa a entender sobre a arte de escrever um bom livro e a grande importância que bons personagens exercem em pequenas tramas. Eu fiquei simplesmente apaixonada.
    O Diego Schutt é um cara tão legal que disponibilizou toda a sua pesquisa completamente grátis, sem falar que o site já é um sucesso. Até meu professor de sociologia/filosofia, Helder Herik, que também é poeta e autor de sei-lá-quantos-livros curtiu a fanpage desse site.
    O site traz várias matérias e entrevistas com curiosidades e bastante inspiradoras. A minha predileta é a entrevista com a Eliane Brum, ela é a melhor jornalista que conheço (até Helder colocou um trecho de uma matéria dela num simulado!). Em um tempinho te conquista mostrando as diferenças de ser uma "escutadora de histórias" de dentro e de fora, e o quão sensível ela é ao abandonar o sensacionalismo ao se interessar pelo cachorro que morde o homem, não pelo contrário (sim, isso é uma metáfora). Enfim, aqui está a primeira parte:
    Além disso, gosto também bastante da parte sobre regras básicas, que realmente me animaram a escrever. 50 dicas para escrever melhor e Outras 50 dicas para escrever melhor. Lá há dicas de como passar as ideias para o papel, como captar a atenção do leitor e muito mais! Mas a mais fundamental que cansei de ler e ver, durante todo o tempo de minha pesquisa, a que é irrefutável e que eu ainda não aprendi, vai nesta imagem.

    Eu sei que a maioria de vocês não quer ser um escritor, mas como a maioria das pessoas que me visitam são blogueiros, acredito que se interessarão porque essas dicas também são muito úteis nessa área, afinal, sei que vários de vocês escrevem contos e textos. Vale a pena!
Ah, e para o meu querido perfeccionismo, também tem texto. Pare de tentar escrever melhor!

22 comentários:

  1. Adorei a indicação Samyle! Também sou assim, acho que acabo fazendo uma bagunça de ideias na minha cabeça, e quando quero escrever não consigo fazer isso direito! Bem, vou visitar o site, mas, pelo que você falou, tenho quase certeza que vou adorar.
    Beijos!
    Anna.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica, Samy! Vou dar uma olhadinha no site que me interessou logo de primeira :D

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Nossa, acho que estou apaixonada pelo seu blog umas 100 vezes mais depois desse post! <3 haha
    Eu amei esse site, de fato , eu não quero ser escritora, mas eu amo escrever textos, mas muitas vezes não consigo demonstrar meus sentimentos , e tenho certeza que esse blog vai me ajudar , e muuito!
    Muuuito bom esse post flor, e boa sorte com seu objetivo, tenho certeza que vai conseguir ser uma escritora brilhante! :D
    Beijocas :*

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a dica!!!
    Gostei muito do seu blog e já estou seguindo.
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei a dica Samyle!
    Vou correndo conferir o site *-*


    Tecido Doce
    Sorteio

    ResponderExcluir
  6. amei conhecer esse site, desejo muito um dia ser uma escritora também...
    bjos
    rockmoreworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que legal! Acho que uma das coisas mais fundamentais é ler muito mesmo, estou dizendo isso pra uma amiga que fiz esse ano que, também!, quer ser escritora.

      Excluir
  7. Amei a dica, já estou olhando o site.
    Beijos.

    umsoprononada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que legal! Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Samyle

    Ganhei meu dia já lendo seu texto. Fico super feliz em saber que as dicas do Ficção em Tópicos ajudam você. Muito obrigado pelas suas palavras e por divulgar o projeto.

    sds
    Diego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, por nada! Sou apaixonada pelo seu site, realmente me ajudou muito e ainda ajuda (embora eu tenha dado uma paradinha na escrita por conta dos estudos), tive de divulgá-lo porque quero que mais e mais pessoas conheçam esse projeto maravilhoso.

      Excluir
  10. Eu não quero ser escritora, mas quero escrever e o site é super util! Acho que vi você falando sobre ele aqui uma vez, só uma linha, e passei a visitar o site. Quando tenho tempo vou lá e dou uma olhada em algumas coisas ^^

    ResponderExcluir
  11. Adorei o site. Muito bom para quem quer investir na escrita!

    Beijos
    Bom fim de semana
    http://365diasvariados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Muito legal ainda não conhecia o site.

    meus-pensamentos.com

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto muito desse site! Visito lá quase todo dia :)

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  14. Motivo justo, eu te desculpo, mas que não se repita - rsss.

    Valeu a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Certo, certo, mas ainda não posso estar tão on. Estudos+livro-que-estou-escrevendo+família = totalmente sem tempo.

      Excluir