terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Tudo o que aprendi com Anne Frank

    Queridíssima Anne, você marcou a história. Não somente por ser o simbolo da luta contra o nazismo, ou ser  a autora do segundo livro mais vendido do mundo, mas por ter se aberto de peito e alma pra nos contar a sua visão de mundo num período tão triste. Isso me tornou mais sensível. Já não vejo as estatísticas de mortes na Segunda Guerra Mundial como apenas números e sim como uma perda dolorosa, porque você me ensinou que cada pessoa guarda um tesouro dentro de si, mas a maioria ignora isso. Ah, Anne! Sinto que perdi uma grande amiga no dia 4 de agosto de 1944, embora ainda não tivesse nascido.
    Seus pensamentos inspiraram, e ainda inspiram, milhões de pessoas. A sua sensibilidade nos tocou profundamente, alcançou nosso egoismo e nos sacudiu. Afinal, quantos foram capazes de pintar um retrato da humanidade assim? Mesmo não tendo se prendido a relatar as dores da guerra e sim ao seu pequeno esconderijo, ao pequeno grupo de sua convivência diária, as suas reflexões nos emocionaram.
    E que época fria! No entanto, você ainda sonhava em ser escritora, em voltar pro colégio e ser normal. Ainda tinha orgulho de ser judia e, sobretudo, acreditava na raça humana (o que é o mais tocante, visto a podridão do momento).
    Vi, também, que não importa o período, todos os adolescentes passam pelas mesmas confusões e dúvidas, o que descarta aquela famosa frase "mas mãe, a senhora não entende, eu sou jovem!". Quem diria, não é? Nunca me identifiquei tanto com uma pessoa (tínhamos até o mesmo sonho!), talvez seja por isso que esse diário me marcou tanto.
    Já tentaram provar que seus relatos não foram escritos por ti, em vão. Afinal, como uma menina de quinze anos pode ter essa visão de mundo, essas reflexões? Acho que nós duas sabemos como elas surgem, só quem escreve entende. Dizem que quem não suporta a solidão não suporta a si mesmo, já eu a chamo pra tomar chá e conversar todos os dias. Porque as emoções não têm idade, e são poucos àqueles que olham o bastante pra dentro de si a ponto de entendê-las, de achar uma explicação para cada uma delas. São poucos os que realmente param pra pensar, a maioria acha mais fácil ignorar.
    Sinto que somos idênticas neste ponto.Talvez seja por isso que você se tornou minha inspiração, a minha escritora favorita cujo diário é o meu livro predileto. E não escrevo essa carta pra ti, apesar de tudo. Escrevo para cada um que a lê neste momento, não somente para lhes sensibilizar com a história de uma menina de quinze anos que teve a vida roubada em razão do egoísmo de alguns, mas para contar sobre uma sonhadora que fez com que muitos sonhassem também.
    A humanidade agradece, Anneliese Marie Frank, por ter aberto o seu coração e por ter acreditado nas gerações que estavam por vir.
Bem, tenho de avisar que tem uma enquete na barra lateral que eu adoraria que vocês respondessem ;) E que mudei a playlist, quem lembra do meu novo vicio em músicas em francês? Não tenho culpa se esta língua é muito gostosa de se ouvir, então trouxe três feitas por brasileiros (Los Hermanos, Thiago Pethit e Tiê "juntos" e Agridoce) e duas realmente francesas (Noir Désir e Louise Attaque), todos folk e se você gosta do estilo, e de músicas nessa língua, suponho que vai gostar de pelo menos uma. Se não, avisem!

32 comentários:

  1. Samyle, ficou muito lindo! Eu ainda não li, mas com certeza absoluta vou ler depois do teu texto. Amei, mesmo.
    Beijos,
    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Minha irmã jáh leu esse livro, disse que gostou bastante, mais ela éh muuuuito fresca! HAHA'

    Princesa De Preto/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrsrsrsrsrs Acho que também sou fresca em relação aos livros!!!

      Excluir
  3. Uauau uma bela e inteligente postagem, realmente em cada fraze a gente vai gostando e aprofundando mais na arte de tentar sentir e interpretar sua bela postagem, o tio Castanha dxa pra vcs bjos, bjos e bjosssssssss

    ResponderExcluir
  4. Que belo, eu sou doida para ler o livro da Anne Frank. Você escreve muito bem! <33

    Um Cappuccino ea Conta! l Twitter l Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler, embora o começo não seja tão bom, é uma lição de vida!

      Excluir
  5. sua postagem ta linda e muito tocante adorei quando disse:"Já não vejo as estatísticas de mortes na Segunda Guerra Mundial como apenas números e sim como uma perda dolorosa, porque você me ensinou que cada pessoa guarda um tesouro dentro de si, mas a maioria ignora isso."
    meu ex-professor de história me indicou muito esse livro, e aindfa não tive oportunidade de ler, mas quero muito. E agora com a sua visão a respeito do livro minha curiosidade aumentou ainda mais.

    minhaspequenasverdades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não li esse livro ainda, mas deve ser muito bom, vou entender como uma indicação, certo? Eu respondi a enquete que você pediu ;]

    Estéffani Fontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Samyle, me emocionei com a forma que você coloca as palavras, com tamanha sensibilidade. Com certeza elas saem do teu coração, ainda tão menino, mas que sabe muito da vida, dos sonhos que almeja alcançar.

    Nunca li este livros, mas já li algumas frases da Anne, são lindas, nos transmite algo bom,capaz de acalmar o coração.

    Cada vez mais gosto deste cantinho aqui.

    Beijos.

    http://luzia-medeiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto lia comecei a anotar em uma folha à parte as frases que gostava, o resultado foi que escrevi três folhas frente e verso haha'
      Achei bem interessante esse sua colocação "Com certeza elas saem do teu coração, ainda tão menino, mas que sabe muito da vida, dos sonhos que almeja alcançar." Nossa, me sinto exatamente assim!

      Excluir
  8. Que lindo texto, Samyle!
    Ainda não li o livro, mas depois desse texto me senti "intimada" ahahahah.
    Você escreve muito bem, a cada texto me apaixono mais pelo seu blog. rs
    Beijos.

    http://livrosemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Acho lindo quando a gente tem um ídolo que nos deixa tão orgulhosos, assim como você se mostra no texto. São pessoas como a Annie Frank que nos faz entender que é preciso existir amor ao próximo e lutar por isso, ainda que o mundo todo esteja contra você.
    Já respondi a enquete e aproveitei e curtir a page do Florescer e palavrear :)
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem um ídolo, é só uma pessoa que admiro muito, uma inspiração em relação a vida, a escrita...

      Excluir
  10. Eu li o livro, e varias e varias vezes chorei, anne teve uma morte horrivel e que me deixou dolorozamente marcada, ela me mostrou o poder da atitude, pois hoje podemos tantas coisas, e nunca corremos atras, ela é uma grande vitoriosa, e ao ler isso hoje chorei novamente, por me lembrei de muitas coisas que o livro me faz lembrar, parabens amo seu blog seguindo beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu não cheguei a chorar, mas abracei o livro bem forte e não consegui parar de pensar nele por uns dias, tanto é que acabei fazendo esse texto...

      Excluir
  11. Me lembro que estudamos um trecho do livro na minha antiga escola. Isto me fez lembrar :) Amei a postagem.

    Hey, te indiquei em uma tag no meu blog. Vamos conferir? http://girl-secret14.blogspot.com.br/2013/02/tags-e-mais-tags.html

    ResponderExcluir
  12. Que linda as suas palavras...
    Eu ainda não li esse livro, mais depois dessa tô morrendo de vontade.
    Tudo de bom!
    http://isabellalessa.com/

    ResponderExcluir
  13. Uau. Quero ler esse livro AGORA. O diário de Anne Frank está na minha estante, esperando loucamente para ser lido. Há muito tempo tenho escutado indicações do livro, é o próximo livro que lerei com certeza. Não sei como ainda não li, o tenho na estante há um tempo considerável. Mas depois dessas belíssimas palavras, não tardarei nem mais uma semana. Chega de preguiça, amanhã mesmo vou começar a leitura. (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aha, o começo é meio chatinho, mas acredito que você, assim como eu e um monte de pessoas que resenharam, vai aprender muito com essa menina. Muito bem, chega de preguiça!

      Excluir
  14. Tenho o livro guardado aqui por alguns meses e quase não sobra tempo pra lê-lo. Ler esta carta me inspirou a ler e vou começar logo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Que lindo o seu texto, eu ainda não li esse livro, mas quero ter oportunidade :P
    @awnste
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  16. Lindo, lindo, lindo texto!
    Sinto-me da mesma forma. Anne Frank além gênio, é aquele pessoa que gostariamos de ter como amiga.

    Tecido_Doce
    Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nos sentimos como amigas no decorrer da leitura, afinal é um diário bem intimo...

      Excluir
  17. Amei o texto e o jeito que você o fez.

    meus-pensamentos.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa, que lindo texto *-*
    Eu não sabia muito sobre o nazismo, mas aprendi agora, porque ainda pesquisei mais... Não sabia que o livro dela tb foi um dos mais vendidos do mundo, fiquei impressionada *-* Ainda temos esperanças assim como ela que tudo vai mudar e vai ser para melhor!

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Tsc. Mais um texto incrível. Esse livro é demais e não dá pra ler sem imaginar as coisas que a Anne viveu. A gente acaba se sentindo amiga, mãe, irmã.
    Adorei.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Que lindo texto! Ainda não li o Diario de Anne Frank, quero pegar ele na biblioteca da escola, mas acho que é um livro que você tem que ter em casa, pertinho da gente ^^

    Votei ali na enquete ^^

    ResponderExcluir
  21. esse é um dos livros que estou desejando! *-*
    já colocar na minha lista...
    ah,respondi a enquete! o/

    ResponderExcluir
  22. Que fofa, um símbolo mesmo!
    Beijos;*
    Visita?
    www.blog-brigadeirando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. amei seu blog! segue o meu ? http://papodabru.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir