quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Sobre ser o seu melhor

    Eu sempre me senti como um peso morto, impotente e, às vezes, inútil. Acho que nunca me esforcei em nada, de fato. Já participei de várias coisas e ganhei boa parte delas, mas não sinto que dei o meu melhor.
    Isso porque tenho o azar de ser boa em tudo que me interessa. E quando não é assim, geralmente desinteresso. Quando tinha aula de violão, pegava as notas em questão de segundos e, no ano passado, quando resolvi ser uma boa aluna, daquelas que anotam até a explicação, virei uma dos "estudiosos" da sala. Se bem que não estudava direito, continuei com a mania de só me dedicar na véspera das provas, não que eu esteja reclamando da minha boa memória. Em suma, nunca senti que as coisas que fazia eram suficientes.
    Nessas férias percebi isto enquanto assistia Chihayafuru. Chihaya Ayase sonha em ser a Rainha do karuta (um jogo de cartas muito comum no Japão, em que cada carta é um poema d'Os Cem Poetas Clássicos do país que, para ser jogado, requer memória, rapidez e estratégia. Os melhores jogadores são o Mestre e a Rainha), acompanhei todo o esforço, quedas e superações dela e de todos os outros personagens com admiração e uma certa inveja.
    Foi assistindo este anime que entendi que só nos sentimos realizados ao ganhar algo, por menor que seja, quando a caminhada é repleta de problemas e perseverança. Nunca vi alguém dar valor à uma coisa que ganhou de mão beijada, um exemplo é a Rainha, que é boa demais para absolutamente todo mundo, exceto, talvez, o Mestre.Um troféu só representa uma vitória quando há uma batalha por trás dele.
    Assim decidi que quero dar o meu melhor sempre. Não importa se estou lavando louça ou estudando para o vestibular. Dar o seu melhor é imprescindível para se sentir bem consigo e com o mundo, mesmo que seja difícil e que, às vezes, dê vontade de desistir. Perseverança é a chave para superar até mesmo decepções.
Já que vocês gostaram da postagem que fiz neste estilo, uma resenha/texto, trouxe esta para "inaugurar" o ano por aqui... (Eu queria mostrar esse jogo para vocês, achei um vídeo que foi passado em um jornal, então acho que é uma disputa de Mestre e Rainha porque geralmente é transmitida em nível nacional... Veja o vídeo, está em japonês, mas dá pra ver como é jogado...)

21 comentários:

  1. Feliz Ano Novo!
    Que 2013 seja um ano dourado de conquistas e recompensas pra você !

    ResponderExcluir
  2. Samy eu também me sinto assim ás vezes. Meus pais tem mania de dizer que eu nunca faço nada por vontade hahaha
    Quero dar o meu melhor na faculdade e no blog esse ano.
    Ahh,TÔ ANSIOSA DEMAIX pra postar. Está faltandos uns detalhes no layout e eu tô super morrendo de raiva por isso.
    Quando eu voltar te aviso.
    BJS,
    DANI.
    http://www.avidaemletras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu estou esperando, viu? Quero ver as novidades que vc vai trazer ;)

      Excluir
  3. Linda, feliz ano novo! Muita paz, amor, saúde e que seu ano seja próspero.
    Eu amei teu texto, sinceramente. Creio que devemos dar nosso melhor sempre, seja lavando louça, arrumando a casa ou até como você disse, estudando pro vestibular. Eu estudei muito a minha vida inteira, e teve momentos que pensei: Pra quê? Não vale a pena. Pois a vida me mostrou que se a gente se esforça pra algo, a vida nos recompensa lá na frente. Exemplo? Todas as faculdades que eu prestei, eu passei. Uma vida inteira estudando, pra dar orgulho a minha mãe. Sabe, quando a gente se esforça e vê o sorriso das pessoas ao seu redor, quando você conquista. É fantástico. Gostaria muito que você nunca se esquecesse dessa lição maravilhosa que aprendeu, e que nunca se esqueça dela. Eu amei teu blog, teu texto e tua maneira de colocar teus sentimentos. Estamos te seguindo. Beijo, Michaele
    http://melhortobonita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awnn, Feliz Ano Novo também, te desejo tudo de bom e que continue se esforçando, dando o seu melhor porque, como disse, sempre somos recompensados, por mais trabalho que dê... ;D

      Excluir
  4. Que lindo seu texto, eu realmente gosto de leituras assim. É verdade quando você disse que é necessário darmos o nosso melhor, e a cada dia estou tentando aprimorar isso, mais e mais.

    Hoje é dia de pesquisa, lá no blog. Viu?
    http://cappuccinoeaconta.blogspot.com.br
    @PriscilaFrr

    ResponderExcluir
  5. É isso ai,
    eu também acredito que só se dá valor e o melhor de si quando se tem de lutar por algo.
    Tudo aquilo que vem fácil, perde a importância.

    Beijos,
    Jhosy

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, sinto que seja assim, mas, pensando bem, acho que preciso dar valor a tudo também. Preciso deixar esse meu orgulho de lado e ter mais humildade...

      Excluir
  6. Realmente, quando sabemos que o que nós ganhamos foi fruto de esforço, valorizamos muito mais. Mas não despreze aquilo que você ganhou de forma "fácil", isso é considerado dom, ou dádiva. Não deixa de ser importante também :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente... quando paro pra pensar, devo ser mais grata à essas pequenas coisas, e não desistir, por birra de menina e mera frustração, no primeiro obstáculo. Eu queria ser mais perseverante, não desistir fácil...

      Excluir
  7. Eu tento dar meu melhor sempre, mas quase nunca consigo, nunca me esforço o suficiente, gostei do post.
    @awnste
    www.senhoritaliberdade.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto!! Li uma vez em um lugar que só somos dignos do pódio se lutarmos para alcançar.
    Se a gente ganha uma coisa sem esforço nenhum, nunca dá valor. ^^

    ResponderExcluir
  9. Fiquei pensativa. Isso porque concordo com tudo o que você disse. Não damos valor àquilo que ganhamos sem "merecer", de mãos beijadas. Quando rola um esforço, nos entregamos muito mais e recebemos as consequências como um presente. Um exemplo disso (na minha vida, pelo menos) é a diferença do que era o dinheiro que meu pai me dava e, hoje, o dinheiro que eu ganho, que trabalho o mês inteiro pra receber. A gente passa a dar mais valor. E nem sempre eu dou o meu melhor também, especialmente quando é alguma coisa que a decisão não veio de mim.
    É uma das coisas a melhorar em 2013.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou assim também. Ainda ganho mesada, mas acho que, ultimamente, estou dando mais valor a ela. Aprendi a usar em apenas o que realmente preciso e a aturar as consequências das minhas escolhas, como, por exemplo, de um livro que comprei e e que me faliu por um mês e que, mês que vem, não vou poder comprar outro por causa de uma luminária que desde o ano passado estava louca pra tê-la e pedi ao meu pai, que vai descontar todo o preço da minha mesada... É a vida...

      Excluir
  10. Seguindo,pode me seguii :)
    Vou assita seu blog todo diia
    ele é mt divoo
    kisses
    One-teens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Não há vitória sem batalha, não é? E tudo aquilo que a gente conquista com a nossa luta é muito mais prazeroso de lembrar. Feliz ano novo, Samyle!
    Beijinhos

    hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei o texto, é legal quando as pessoas expressam seus verdadeiros sentimentos..
    Também me sinto assim as vezes, e adoro quando alguém me elogie ou diga que eu fiz alguma coisa bem.

    Beijo,
    sweetgirldreams.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. eu me importo comigo, sou amiga de mim mesma , e a cada dia quero superar, passar por cima, e conquistar mais e mais!

    Quero agradecer pela sua visita em meu blog, e pedir: volte sempre!
    Beijos @esteffanifontes - tt
    Aos Dezesseis Anos - aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir