sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Do ser humano, apaixonei-me tão somente pelo "ser"

    Engordando silêncios desvendados e desmentindo o meu próprio segredo, confesso que nunca amei ninguém. Depois de um punhado de sorrisos ruborizados, com sabor de manteiga derretendo em corações escaldantes, saliento que nunca me apaixonei uma alma sequer. Foram mil amantes eternizados pela nudez que surgia da melancolia mal polida, do platonismo envaidecido, mas jamais ouviu-se notícias de que em minhas veias corria o sangue lento dos sofredores, dos bravios que estufavam o peito para dizer um célebre, clichê, açucarado e cínico “eu te amo”. Faltou-me o ar, falta-me a voz e faltará amor. 
    Do ser humano, apaixonei-me tão somente pelo ser. Ser único, ser racional com rachaduras nos dentes quando evita mordidas quase acidentais. Apaixonei-me sim, pelos ossos e dúvidas, pelas carcaças e perfumes, pelas cóleras e por cabelos esquecidos no travesseiro. Apaixonei-me pelos detalhes quando a realidade do todo, o amor como todo mundo vê, não pôde transformar-se em grafite gasto. 
    Amo como quem namora folhas de papel. Borracha de um lado, arrependimento do outro e borrões molhados por todas as linhas, até que se acabe a paciência de tentar me fazer amar algo além do ser, do ser medíocre, do ser pessimista, do ser covarde. Covarde, mil vezes covarde. Demônios internos não vivem mais dentro de mim. Demônios internos escrevem, suspiram, florescem, mas desistiram de amar. Desistir. Desistir, “desexistir”, deixar de existir, deixar de ser. 
    E se nada sou, eu torno a ressaltar: nunca amei ninguém, exceto espelhos negros e frustrações. Meus dedos são longos, minhas palavras são curtas. Minha eternidade é pequena, meus pontos finais são reticências. Meu caminho é comprido, meu amor é longe, e meus pés nada mais sentem do que a dormência dos braços cruzados.
— Cinzentos. [http://cinzentos.tumblr.com/]

25 comentários:

  1. Amar geralmente so ama quem se ama primeiro pra depois amar uma outra pessoa, lindo texto.

    bjsss

    http://blogbeyondbelief.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua interpretação foi diferente da minha. Acho que esse texto é algo mais livre da hipocrisia, por exemplo já vi gente chorar por alguém e, por este motivo, afirmar que o amava, pra na semana seguinte já não amar mais. O autor é sincero, é por isso que gosto de 'Cinzentos'. Acho que nunca encontrou alguém que o tocasse, por isso veio a desistir de amar. Esse texto me lembra a mim mesma segundo minha interpretação.

      Excluir
  2. Belíssimo texto, Samyle. Passar por aqui é sempre um prazer, dá vontade de ler mais e mais :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, e eu que estava cansada de ler/escrever. Com um comentário desse meu ânimo se ergueu! Obrigada!

      Excluir
  3. Lindo o texto.
    Me sinto assim também. Mas o amor não é fácil como dizem por aí, e não deve ser confundido com paixões pelo ser.
    Beijo.

    umsoprononada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Nossa, você tirou as palavras da minha boca.

      Excluir
  4. Que texto mais lindo, muito bem escrito.
    Belo post, Samyle.
    @awnste
    http://www.senhoritaliberdade.com

    ResponderExcluir
  5. Acho que está certo. Não sei mais se o humano é digno de qualquer amor, mas o ser- ah, o ser, com certeza sim. Ser livre, ser feliz, ser mágico... Lindo texto:)
    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Texto lindo e corajoso, também...
    Adorei seu blog, Samyle!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que texto lindo! Dá para refletir, com certeza! :3

    http://cappuccinoeaconta.blogspot.com.br/
    Faz uma visita?
    @PriscilaFrr

    ResponderExcluir
  8. Lindo texto, muito bem escrito.
    Adorei seu blog!
    http://algumasprimaveras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Uau. Nossa, esse é um daqueles textos que você lê e fica sem palavras para dizer qualquer coisa.
    Quisera eu um dia produzir um texto como esse! Todo enriquecido de figuras de linguagens, abordando o amor de maneira tão diferente do habitual.
    Sem palavras mesmo. Incrível. Perfeito. Criativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu pensei a mesma coisa quando o li. Acho que com o tempo a gente aprende, né? Ajuda ler os textos do Tumblr, principalmente do Cinzentos, ele sempre escreve assim, mas esse texto, ao meu ver, foi sua obra-prima.

      Excluir
  10. Texto lindo e super bem escrito!
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Lindo texto!!! Vou dar uma olhada no tumblr ^^

    ResponderExcluir
  12. Meu deus que texto lindo!
    "Minha eternidade é pequena, meus pontos finais são reticências. Meu caminho é comprido, meu amor é longe, e meus pés nada mais sentem do que a dormência dos braços cruzados."
    http://www.avidaemletras.com/

    ResponderExcluir
  13. O texto é bem reflexivo, e bastante profundo.

    No meu caso amor o ser, e apesar dos dissabores, o humano.

    Amar implica muita coisa que por fugir ao nosso conhecimento/entendimento só é possível sentir, sem explicar.

    Jhosy

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Essas reflexões sempre nos levam à refletir, por que será né? Kkkkkkkkk' As paixões desejam as aquelas emoções carnais, desejos pútridos, que quando paramos para analisar, levamos um susto com o que habita dentro de nós. O Amor é sublime, gosta do que a pessoa é, não do que tem, ele não sufoca, como a paixão, que às vezes se torna uma obsessão, o Amor respeita, confia, e muitas outras coisas sublimes como ele. Adorei o texto, muito bom mesmo!! Abraços


    R. Leroux ~> Blog Diretrizes da Vida

    ResponderExcluir
  15. Adorei o texto. Adorei o layout, e playlist com Marcelo Camelo, segui na hora!

    ResponderExcluir
  16. Me apaixonei pelo texto. Dos melhores que já vi aqui, sério. Muito bem escrito... eu realmente tô sem palavras. Gostei demais!
    Beijinhos

    www.hiperbolismos.com

    ResponderExcluir
  17. Por um minuto,pensei que a crônica fosse sua (pela delicadeza das palavras). Adorei.

    P.S.: Respondi o seu e-mail.

    ResponderExcluir
  18. Excelente texto flor. PARABÉNS!

    http://www.maisestilosa.com

    ResponderExcluir