sábado, 13 de outubro de 2012

O respeito e a igualdade, sobretudo a educação

Odeio esse complexo de superioridade. Se pudesse escolher, preferiria ter ao meu lado alguém que crê-se inferior e de baixa auto-estima do que pessoas que não sabem o que é uma "critica". E o pior é que tenho uma amiga assim. Ela é aquele tipo de gente que, se você lhe mostra algo diferente do qual gosta, diz que não é tão bom enquanto te olha com um misto de arrogância e indiferença. O que é extremamente irritante.
Eu posso estar sendo infantil, mas o fato de que tal comportamento foi repetido inúmeras vezes deve me dar o direito de tirar esta conclusão: ela se acha superior a qualquer pessoa que seja diferente demais dela.  E como o mundo é um conjunto de pessoas distintas, suponho que "X" — por assim dizer — crê-se a Rainha da Terra ou do Bom Gosto.
Okay, e quem sou eu para julgar? Devo estar me esquecendo do meu preconceito musical, de como fuzilo pelo olhar pessoas que escutam forró e sertanejo estilizado perto de mim e, principalmente, funk — porque, afinal, uma pessoa dessas não pode ser decente escutando e cantando músicas tão vulgares. Mas onde entra o respeito?
A nossa sociedade é formada por gente de etnias, crenças e "criações" — refiro-me a educação recebida em casa — diferentes. Mas todas, sem exceção, merecem respeito. E respeito implica dar o mesmo tratamento que você daria a alguém que considera seu igual ou, no caso, que possua a mesma opinião que a tua.
Voltando a "X", digo: e uma pessoa que gosta da música de caras que dançam como garotas, de vozes afeminas e finas, no ritmo eletrônico e, para completar, em japonês, definitivamente não tem bom gosto. Nem por isso eu a olhei de modo arrogante e com ar superior enquanto dizia "eu não gostei". Também não fiz isso quando me mostrava páginas na internet que gostava, feitas por pessoas absolutamente normais, cujos textos eram absolutamente dramáticos. Eu continuei prestando a máxima atenção no que dizia, sendo simpática e amigável, apesar de estar nítido que não estava achando tão bom assim. E ponto. Isso não machuca coisa alguma, não fere os sentimentos de ninguém.
Isso é o que se chama de educação.

10 comentários:

  1. Ai....percebo que também ajo assim. Mas,sabe o que é bom? Quando você fala de primeira que não gosta de determinada coisa. É só pronunciar um simples "não curti". "Não gosto" é duro demais pra alguns. Btw,o seu modo de lidar é o melhor? Ficar calada?Sim.Mas,depende da pessoa.Não sei ser 100% honesta,confesso. Quando não curto algo,fico calada.......
    ~Emilie Escreve~ FanpageTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes, também fico calada e só por isso as pessoas já percebem. "Não gostei" realmente pode ser duro, nunca tinha visto por esse lado... mas, se for dito de modo amigável, pode ser visto com indiferença, não?

      Excluir
  2. Boa tarde Samy :)
    Hum...situação complicada.
    Eu aceito que as pessoas critiquem o que eu gosto mas desde que com argumentos convincentes e não por preconceito como acontece quando eu digo que gosto de animes (tem gente que não gosta e te olha de uma maneira terrível)

    Você vê Bleach?
    Eu tenho uns 80 ep. mas nem comecei a ver....se não me engano o anime acabou no ep.366 :O kkkkkkkk
    Clannad esta a tempos na minha lista mas ainda não vi.
    Onde você baixa os animes?

    Beijos e cuide-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei, também gosto quando expõem suas opinões, odeio quando simplesmente dizem que é ruim sem ao menos dizer o motivo de ser "ruim"... isso sou falso, frivolo... E conheço esse preconceito com animes, eu mesma tinha, admito, mas respeito que há pessoas que simplesmente não gostam, mas dizer que é coisa de criança é pura ignorância.

      Eu normalmente assisto online os animes e, quando baixo, uso o RealPlayer, Sandro...

      Excluir
  3. Amei seu blog,ele é tão tumblr!
    Já estou seguindo seu blog divo >.<
    Cavalheiro Da Meia Noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda a este cantinho, Pedro. Achei interessante o seu comentário sobre ser parecido com o tumblr, de fato, me inspiro muito no tumblr já que tenho muitas amigas que o usam (eu também uso, mas não tenho intimidade, ainda sou chegada ao velho blogger kkkkkk).

      Excluir
  4. Olha, concordo com você.
    Cada um tem a sua opinião e todo mundo tem direito a expressá-la, gritar aos sete ventos, como quiser. É liberdade de expressão. Mas também é válido ressaltar que a liberdade de um termina quando a do outro começa. É isso ao que damos o nome de respeito. Respeitar a opinião do outro trata-se uma regrinha básica para a convivência em sociedade. Educação é tudo, por favor.

    Curti demais seu texto,
    Beijos
    http://perolairregulaar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Você falou tudo o que queria passar! Adorei seu comentário *.*

      Excluir
  5. Tem muiiita gente que confunde liberdade de expressão com educação, ou seja, "sou livre pra falar o que eu quero, por isso falei mal do teu idolo.". Acho assim: Tudo bem não gostar, mas tem que respeitar .-.
    Belo texto.
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Ste, sabemos que as pessoas são diferentes, por isso, temos que compreender e aceitar, sem criticar porque gosto é gosto. Imagine: seria muito chato se todos fossem iguais, né? Não teria graça encontrar pessoas com os mesmos gostos que você, o que hoje um verdadeiro achado!

      Excluir