quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Caderno H

Título: Caderno H
Autor: Mario Quintana
Editora: Alfaguara
Páginas: 368

Mario Quintana era o meu poeta favorito. Não, nunca tinha lido um livro dele, eu era aquele tipo de fã pelos trechos que via sendo divulgados pela internet. Depois peguei um livro de um outro poeta e pude dizer, de fato, que tal poeta era o meu favorito. Mas, por curiosidade, comprei esse livro. Confesso que li na pressa, pois tenho uma meta de ler no mínimo cem livros esse ano, portanto é bem provável que minha resenha seja superficial. Bem, ao menos eu já li algo do tão amado Mario Quintana.

... mas o que eles não sabem levar em conta é que o poeta é uma criatura essencialmente dramática, isto é,  contraditória, isto é, verdadeira.
O Caderno H era uma coluna no jornal Correio do Povo em que Quintana publicava pequenas poesias, algumas de humor, outras de ironia e também textículos. Segundo Braulio Tavares: " este livro de Mario Quintana parece mais uma festa. A poesia é uma convidada, no meio de muitos outros." É surpreendente.
As pessoas sem imaginação podem ter tido as mais imprevistas aventuras, podem ter visitado as terras mais estranhas... Nada lhes ficou. Nada lhes sobrou. Uma vida não basta apenas ser vivida: também precisa ser sonhada. Pág 301
Mario Quintana tem um bom humor que permeia seus escritos. Por isso é bem gostoso de ler, você vai passando as páginas com um gostinho especial nos lábios. Ele tem uma leveza que lhe é peculiar. Sem falar nas suas criticas, algumas eu não concordo, outras me fizeram pensar pela primeira vez em determinados assuntos, mas ele faz isto de modo tão leve, simples...
Para quem não gosta de ler livros de poesia, é uma boa opção, já que ela está presente de modo tão sutil, tão aqui e acolá, que duvido que perceba. Como dizia em um apêndice, só é chamado de livro de poesia porque foi feito por um poeta.
 A imaginação é a memória que enlouqueceu. Pág 128
Confesso, entretanto, que me decepcionei um pouco. Sei lá, eu esperava muito mais de alguém que eu só via textos maravilhosos sendo divulgados. Não que seja ruim, muito pelo contrário, porém não supriu as minhas expectativas, sabe? Esse foi o problema.
Sim, um autor que nunca se contradiz deve estar mentindo. Pág 67
A editora está de parabéns. Não é propaganda. Eu simplesmente me admirei tanto com o cuidado com que o livro foi feito. As margens, as folhas mais firmes e amareladas, a capa, os apêndices... Está incrível. Eu diria para você comprar só por causa disso.
A coisa em si, nunca: a coisa em ti. Pág 127
Espero que tenham gostado. 
XOXO 

19 comentários:

  1. Bem não é meu estilo de leitura gosto de um ou outro poema mas poesias em geral não fazem meus olhos brilhar hehe

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso que esse livro se destaca, continua com textos que requerem interpretação, embora quase não tenha poesia. Eu também sou assim, confesso, mas a gente tenta, não é? Ultimamente estou levando a sério a meta de "ler de tudo" haha

      Excluir
  2. Que linda essa capa!! Eu nunca li um livro de poesias. Já tentei uma vez, mas eu nunca me encanto com todas, ou ainda não consigo compreende-las. E a mesma coisa aconteceu quando fui ler um dos livros da Clarice. Eu simplesmente amo ela e o que ela escreve, mas os seus livros de romance são cansativos cheios de significados. Tenho que me empenhar em entendê-los.
    Que legal essa sua "meta do ano"! Já conseguiu ler quantos livros?! Espero que consiga cumpri-lá.
    Xoxo, Anna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também nunca me encanto com todas as poesias! É por isso que saio meio decepcionada por serem apenas aqui e acolá que de fato me encantam... Mas o livro é bom, apesar de tudo.
      Eu já li 66 livros até agora *.*

      Excluir
    2. Ah, estou publicando essa lista na páginas de resenhas, se quiser conferir.

      Excluir
  3. Mario quintana, é o meu super preferido, adoro qualquer livro dele, obrigada pela visita, volte sempre, seguindo segue de volta?
    http://pedacosdelembrancas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eita, abri a página e já apareceu um aviso dizendo que meu comentário foi publicado, rs.

    Tiiiive que vir aqui dizer que eu ADORO esse livro! Como não gostar de Mario Quintana é a grande pergunta, rs.

    Bem legal a resenha, Samyle!

    ResponderExcluir
  5. Oi Samyle!
    Amooo poesias e poemas, e ainda me "metido" a escrever algumas.
    Grande Mario Quintana, nunca li esse em específico, vou procurar!
    Já estou te seguindo, te espero em meu blog!
    ;*

    http://hippiedeblush.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, continue se metendo a poetizar, então. Esse é um oficio muito lindo ;)

      Excluir
  6. Tem alguns autores que sou fã, mas sem ler nada deles. Tipo Clarice Lispector (nada a ver com as frases do face, fiquei fã dela depois de um texto do meu livro de português) e Stephen King. Incrivel como a gente gosta sem conhecer! kkkkkkk'

    Também quero ler 100 livros esse ano, mas acho que não vai dar, só agora estou chegando no 50.

    Não gosto de poesias, bom, na verdade, não gosto de poesia traduzida, é tão feio. Poesias de autores brasileiros até aguento ler, mas não sou muito chegada, por isso acho que esse livro seria o tipo perfeito para mim (pelo que você falou). Mas ainda não li nada do autor, talvez futuramente eu leia ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo sobre poesia traduzida, mas ás vezes é necessário, tipo eu não sei falar alemão, mas (se não me engano) há um verso de um poema alemão antes da canção do exílio, que talvez o próprio autor tenha colocado, ou foi o meu livro de português querendo mostrar onde foi a inspiração, vai saber... Imagina o que eu faria se não houvesse a tradução logo abaixo?

      Entendo sobre os autores, foi assim com Eliane Brum pra mim. Eu, depois de simplesmente ver uma entrevista dela, a mulher foi automaticamente para o topo da minha lista de jornalistas favoritos. Hoje eu tenho um livro dela, leio sua coluna na Época e conheço um pouco o seu estilo, porém não muda o fato de que desde
      àquela época sou fã dela haha'

      Excluir
  7. Agora lembrei de quando peguei um livro do Drummond na biblioteca do colégio. Foi uma das coisas mais incríveis que li. Tinha muita coisa nos poemas dele. Alguns tinham conteúdo social, crítica, etc. E, claro, aproveitei pra pegar um do Vinicius de Moraes. Mas o achei um pouco esnobe. Sei lá. Penso que por causa do jeitão de algumas poesias dele. Desde aquela época não tenho pegado nenhum livro de poesia. Estou em falta. Me deu vontade de comprar pela qualidade do livro, admito . Você fez uma ótima propaganda.
    »» Emilie Escreve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas está uma edição fabulosa, chega dá gosto de cheirar a página haha'

      Excluir
  8. Poxa, tb ainda nao tive a oportunbidade de ler nenhum livro dele ..
    mas tenho mta vontadce!
    Ameeei aqui!
    é lógico que já estou supeer seguindo e curtindo sua fan page e te convido a seguir meu blog tb e a curtir minha fan page. Meu canal do Youtube: tainaheille
    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Aprendi a gostar de Mario Quintana com minha mãe que o tem como preferido. Ele é ótimo.
    Beijos U&B
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    www.facebook.com/pages/Unhasbocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwn, que fofo... meus pais não são nem um pouco chegados a literatura/ficção. Meu pai é obcecado por direito e minha mãe só lê livros evangélicos. Sou a estranha da família haha' Mas sempre achei tão bonito exemplos como o seu.

      Excluir
  10. Oi querida, mesmo que sua resenha tenha sido meio superficial, eu gostei muito, ficou muito bem escrita! Adorei!!
    Tenha uma linda semana, beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Não leio muito Mário Quintana.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  12. Adoreiii! parabéns!

    boa semana! Beijos

    www.bloghotladies.com

    ResponderExcluir