domingo, 14 de abril de 2013

Um ano, sessenta e um textos e uma infinidade de histórias

    Nunca fui boa com datas comemorativas. Eu sempre lembro delas, mas nunca comento, finjo que é um dia como qualquer outro, afinal, é. Podem ver, nunca escrevo um texto comemorando natal, dias dos pais, mães, namorados, primos, amigos ou sei lá. Não vejo necessidade e, principalmente, não sei o que falar. O máximo que consigo é no ano novo, porque todo àquele clima me invade, aquela coisa de nova etapa e normalmente eu fico tomada de tanto medo que se não escrever tudo o que está me invadindo acho que acabaria enlouquecendo. Nem que seja só para agradecer. Eu tenho mania de agradecer por tudo!
    Mas têm datas que não dá pra passar batido, tipo aniversário. É uma nova etapa, qual é! Nesses dias eu agradeço em dobro, mesmo que o aniversário não seja meu. É o caso do blog. Um aninho. Uau! Pena que não estou tão presente como gostaria e não tão boa quanto queria. Revoada anda me sugando a criatividade e a vontade de escrever, o diário que comecei nesse ano também, embora já não escreva nele há um tempinho porque Revoada vem me tomando o juízo, seguido pelos simulados e uma vontade meio insana que me invadiu ultimamente de ler pra caramba, sem conseguir parar (okay, o fato de eu ter achado um blog super bacana que disponibiliza livros bem leves totalmente gratuitos e seguros além de aceitar pedidos esteja me fazendo pirar de felicidade).
    Engraçado, o Florescer e Palavrear já faz parte da minha vida. Há tempos é um refúgio, uma dimensão paralela em que me permito devanear e ser algo próximo de mim mesma - é, ainda não sei quem sou. Por causa desse cantinho, dos meus leitores, eu praticava mais a escrita e devo a vocês qualquer evolução que ela tenha tido. Saber que há pessoas que querem ler o que eu escrevo faz com que não queira decepcioná-los, assim vou aprimorando, pouco a pouco, me esforçando. Sem falar que às vezes tenho de desabafar por aqui, porque gosto de ver que sou normal, que várias pessoas passam/passaram por isso, me sinto mais forte para continuar tentando. Afinal, acho que a vida se resume a isso: tentativas. Elas podem não dar certo 100% das vezes mas a gente acaba aprendendo algo.
    Esse blog foi a minha segunda tentativa (séria, por brincadeira deve estar por volta da quarta) e, se quer saber, creio que acertei. Por mais que ultimamente eu venha enrolando vocês com resenhas por causa da minha falta de criatividade, sinto que há pessoas que realmente vêm aqui porque gostam de ler todas as minhas sentimentalidades, sinto que gastei esse ano de forma útil.
    Chegou a hora de agradecer. Estou dando um abraço imaginário em cada um agora; me sinto em casa. É, este blog é essa casa imaginária, então senta e sinta-se à vontade. Uma infinidade de histórias, eu coloquei no título. É, nessa casa vocês se sentem tão bem a ponto de me contar sobre vocês e eu sempre sorrio ao ver esse tipo de comentário. E eu realmente só tenho a agradecer. Por tudo.

Meus textos favoritos:
O Reflexo do Eu
"E eu vejo uma sutil doçura emanar dela, embora oculta detrás de um olhar boçal, ou talvez simplesmente desafiador. Ela dá ares de alguém que esconde sua fragilidade, ingenuidade, até mesmo sua beleza; [...]
e  grita um segredo mundialmente conhecido, mas só crido por ela, que é alma e pura "é bela, tão bela a vida". "
"Quero que alguém chegue sem avisar, sem bater na porta. Simplesmente entre e se esparrame na minha cama enquanto diz coisas sem importância, na maior informalidade. Sinto falta dessa intimidade que destrói qualquer senso de decoro."
"Aos poucos, você vai se tornando introspectivo e reservado. Os seus rotineiros momentos de brincadeiras devassas são substituídos por reflexões particulares. Comentários como 'você está tão sério!ria!' são cada vez mais constantes e a saída que encontra é forçar um sorriso e participar das alegrias efêmeras deles.
Não é como se você se transforma-se em alguém sério e carrancudo [...]"
Reflexões sobre a Sensibilidade
"E eu quero ter toda essa sensibilidade, ser capaz de ver tragédias no jornal e me emocionar, como a amiga que mencionei, em vez de tratá-las como algo normal, banal."

As maiores visualizações:
1. Se expor no facebook NÃO vai mudar a sua vida [965]
2. Tudo o que aprendi com Anne Frank [191]
"[...]Seus pensamentos inspiraram, e ainda inspiram, milhões de pessoas. A sua sensibilidade nos tocou profundamente, alcançou nosso egoismo e nos sacudiu. Afinal, quantos foram capazes de pintar um retrato da humanidade assim?"
3. As Vantagens de ser Invisível  (um trecho do livro) [184]
4. O Reflexo do Eu [143]
5. A Essência do Amor [131]
"O amor é demonstrado através daquele olhar apaixonado, naquele sorriso bobo e aparentemente sem motivo que decora o seu rosto mesmo quando ele, inconscientemente, diz tolices [...]"
E qual é o seu(s) texto(s) favorito(s)? Estou curiosa!
Um presente especial
Estive me perguntando há algum tempo o que poderia fazer para vocês. Então lembrei-me de que vi, em algum blog, um  tipo de "CD" que trazia a playlist do blog/blogueiro. E eu meio que resolvi fazer uma também, para vocês baixarem e, quando ouvirem, se lembrarem de todo o carinho e cuidado que tive para escolhê-las para vocês. Para levaram um pedaço do Florescer e Palavrear sempre com vocês.
Escolhi um tema para as músicas, assim não me sentiria perdida. O título foi baseado num comentário que eu simplesmente a-m-e-i que a Jhosy do Menina, Música & Flor fez, não lembro onde, apenas salvei e me inspirou: "As palavras sempre bem colocadas e muito expressivas. Gosto da ternura, da melancolia doce que exalam. " Realmente muito obrigada por esse comentário!
A capa está incrível, não é? Não sei de quem é a imagem (se souberem, avisem-me!), mas amei a minha edição!
1. Cher Antoine - Los Hermanos [Download]
2. Antes das Seis - Legião Urbana [Download]
3. Ne Parle Pas - Agridoce [Download]
4. Liberdade - Marcelo Camelo [Não achei o download]
5. Mariane - Legião Urbana [Não achei o download]
6. Epílogos e Finais - Agridoce [Download]
7. Por of Call - Beirut [Não achei o download]
8. Vagalumes Cegos - Cícero [Download]
9. Highly Sensitive - Mallu Magalhães [Download]
10. Middle of the Bed - Lucy Rose [Download]
11. Não se vá - Thiago Pethit [Download]
12. Ele me Ama - Juliano Son [Download]
Salvei como B1 e, não, não sei direito o que fiz ;)
E salvem a capa, eu gostei tanto dela!
Aaah, escutem também na playlist aqui em baixo!

21 comentários:

  1. Nossa Samyle, um ano! *-*
    Também compartilho a mesma opinião que a sua em relação às infindáveis tentativas e ao uso do blog como um maneira de se sentir melhor diante da opinião, dos conselhos dos outros, é um conforto muito grande. (:
    Adorei sua ideia de CD, a capa ficou ótima e eu também adorei essa "melancolia doce", bem meigo. (:
    Parabéns ao Florescer e Palavrear!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, o blog acaba se tornando uma "extensão" da gente...

      Excluir
  2. Parabéns!!
    Muito fofo esse teu post :)
    Adorei esse teu presente <3


    Tecido_Doce

    ResponderExcluir
  3. Oioi, estou começando um blog tem pouco tempo e você sabe como é dificil né? Dá uma passadinha por lá http://garotapossessivas.blogspot.com.br/
    Já estou seguindo seu blog :)

    ResponderExcluir
  4. Samyle, parabéns pelo primeiro aninho do blog! Sei que é uma data muito importante pra quem cuida com tanto carinho do blog. Fico feliz por fazer parte da história do Florescer e Palavrear, que é um blog que eu adoro visitar, adoro ler seus textos e reflexões!
    beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto do "A essência do amor" *-*
    Adorei o post! (já disse? kk)
    Esteffani passando correndo antes de ir pra escola!
    (CONFERINDO NOVIDADES NÉ? HAHA)
    Beijos!
    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Own, que post fantástico! Parabéns pra ti e pro blog, porque sem você ele obviamente não existiria... Tuas palavras sempre tão agridoces e reais é que fazem desse um lugar especial. Vou baixar as músicas- e amei a capa.
    Beijos Samy♥
    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Mia um comentário pra guardar por aqui! hahaha' Quem sabe no próximo cd...?

      Excluir
  7. Nhai, parabéns pelo blog e pela comemoração de 1 ano. É tão bom, né? Ver um filho nascer, crescer e se tornar algo tão importante...
    Parabéns, Samyle! Eu adoro vir aqui. Adoro o seu blog.
    Bjão!!!

    ResponderExcluir
  8. Samyle,
    parabéns a você pelo Blog!
    Quanta coisa dentro de um ano, não é mesmo?
    E sou meio parecida com você, as vezes sei da importância das datas, me lembro perfeitamente delas, mas sinceramente nem sempre escrevo ou falo sobre elas e tal...
    Mas enfim, no pouco tempo que conheço o Florescer e Palavrear, eu já me deliciei muitas vezes vindo até aqui. Com seus textos, com as resenhas... Enfim, é muito bom vir aqui e sentir identificação, com você diz isso faz com que nos sintamos mesmo mais fortes.

    Desejo muita inspiração e criatividade (sei que as vezes elas dão um sumiço, rs) e muito mais muito sucesso sempre!

    Um beijo,
    e uma linda semana.
    Jhosy

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, obrigada! Realmente ando precisando me dedicar mais a esse cantinho e preciso de mais criatividade, mas até que consegui escrever um bom texto quando deveria estar estudando pro simulado (é, inspiração na hora errada, mas tudo bem!) haha

      Excluir
  9. Parabéns samyle, parabéns ao blog :) não sei exatamente quando o meu faz um ano, pois não sei a data em que o criei, 1 ano é uma data muito importante, indica o inicio de um ciclo. *.*

    http://minhaspequenasverdades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Samyle, tô voltando aqui para saber se você gostaria de participar de uma blogagem coletiva. A Bia do Pepper Lipstick me convidou e pediu que eu convidasse pessoas que escrevem bem, então, pensei em ti. Se tiver interesse, me avisa pelos comentários ou por e-mail que te mando o link do grupo do Facebook. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Aaaaaah que lindo, você tem mtmtmto talento!
    Paraaaabéns por um ano do blog *-*
    mtmto lindooo! :D aaai amei esse texto do O Reflexo do Eu *----------*
    beeeeeeijos *-*

    http://blahoestraich.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Ótimo post.
    Adorei rever alguns de seus textos.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também amei quando estava procurando por eles, gostou dos que eu separei? Eles são meus amores!

      Excluir
  13. Parabéns pelo aniversário do blogue.
    Para quem não gosta de escrever sobre datas comemorativas foste maravilhosamente bem.

    Agora chega de conversa e manda um pedaço desta torta que está de dar água na boca - kkkk.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk pode pegar a torta! Tava uma delícia, viu? rsrsrsrsrs

      Excluir
  14. Baixei o CD, mesmo tendo algumas músicas, vou ouvir sim ^^

    Parabens pelo aniversário do blog! Quando passa assim a gente nem nota né?

    Apesar de não estar aparecendo muito por aqui, adoro ler seus textos e saber que você sente muita coisa que eu também sinto - apesar de achar que nunca conseguiria escrever tão bem :).

    Já li muitos textos desses que você selecionou e posso dizer com certeza que adoro todos! Espero que um dia virem livros :D

    PS: como ouve CD nesse formato?

    ResponderExcluir