terça-feira, 9 de abril de 2013

Nostalgia precoce

    Seguro a foto que mostra a primeira vez em que fui ao colégio. Sorriso confiante, mochila rosa. Hoje eu tenho aversão a rosa, mas bem queria esse sorriso. Lembro de quando entrei no Ensino Médio, a realidade deu-meu um tapa na cara. É por sua conta agora, menina, ela disse. Acho que me dei um jeito, cheguei aqui sã e salva. Bem, talvez só salva.
    Segundo Ano do Ensino Médio e já me sinto nostálgica. É porque tudo está tão mudado, sinto falta da leveza da oitava série, das risadas levianas do Primeiro Ano. Os grupos estão diferentes, a sala milagrosamente está se unindo. Abandonei minha timidez, passei a conversar com várias pessoas, mas agora tenho saudades de ter amigos, àquele grupo que se conhece tão bem. O que mais esse ano reserva pra mim?
    Olho ao redor e não enxergo nenhum indicio da fase a que chegamos. Encontro rostos conhecidos da oitava série, que ainda me parecem idênticos, e outros novos que são tão moleques quantos os nossos. Apenas quando noto as séries menores percebo como crescemos. É... Embora tenham nos dito isso, nunca acreditamos.
    Caminho lentamente pelos corredores, tentando guardar memórias e desenterrar lembranças. Tanta gente se foi, tanta gente chegou, tomou os seus lugares e ninguém sente falta. Exceto eu, talvez. Sou muito apegada aos meus amigos, sem eles nada é igual, a sala já não é a nossa sala e o colégio, não é mais o nosso colégio, embora meu cérebro se recuse a aceitar esse fato. A gente tem de se acostumar, ou pelo menos fingir.
    Observo o pátio e inspiro lentamente. O colégio tem cheiro de primeiro amor. Agora até mesmo os mais bobos já tiveram o seu momento, uma desilusão ou uma vontade sem nexo de vomitar toda essa súbita paixão que o invadiu. Sorrio levemente. Essa é a tal da primeira fase.
    Sabe Deus o que está por vir.
    Aliás, todos nós estamos com medo. O sentimento de impotência e confusão é geral. Teremos de decidir o rumo de toda a nossa vida, um passo em falso e nossos sonhos desmoronarão. É pressão demais para cabeças tão jovens, vocês percebem o que estão fazendo conosco?
    É surreal. É oficial. A escola está acabando, agora seremos obrigados a amadurecer precocemente. Bem-vindo a vida adulta!

11 comentários:

  1. Belo texto Samyle! me deu uma saudade do meu tempo de colégio, e olha que terminei o colégial ano passado, rs. mas enfim é isso mesmo, a vida passa tão rapido que quando percebemos já estamos no ultimo ano e a saudade é tão grande, que mal temos tempo de aproveitar, meu terceiro ano foi só nostalgia, e pra piorar tive que mudar de colégio no meio do ano, sabe não foi facil sair do colégio que eu estudava desde a 4ª série, foi muito dificil, tudo era novo, estranho e nenhum pouco familiar, mas sinto que esse fato me preparou melhor pra faculdade, a ficha caiu mais rápido. Bem... te desejo toda sorte e alegria no seu ensino médio, e que você aproveite cada segundo! bjs *.*
    minhaspequenasverdades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tenho de aproveitar ao máximo. O pior é que as pessoas ficam nos assustando dizendo que a faculdade mil vezes pior, a pessoa desenima completamente...

      Excluir
  2. Que lindo! Ainda estou na oitava série, mas super me identifiquei com a maior parte. Como você consegue escrever tão bem- e com ose fosse pra mim?hsuah
    Beijos♥
    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Não sei, sério. Eu só falo que estou sentindo, e a linguagem dos sentimentos é universal, embora nem todo mundo sinta a mesma coisa ;)

      Excluir
  3. Ah, eu odeio esse pensamento de vida adulta, mas é o que mais quero agora... sei lá, realizar certas coisas... mas daria muita coisa para voltar no tempo, e ser criança de novo.

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que saudades sinto do meu tempo de escola. Terceiro ano, então, foi o melhor de todos, me diverti muito! Bem que dizem que faz falta e faz mesmo. Mas a gente tem que crescer, né? :/
    beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, temos de crescer, embora dê muito medo. Faz parte da vida. O que mais me assusta é a falta de tempo que terei, gosto de ficar deitada na cama sem fazer nada, só refletindo sobre absolutamente tudo, meu receio é não poder mais fazer isso, assim como escrever, publicar textos...

      Excluir
  5. olha muito bom seu texto, também to no segundo ano, eu sou muito nostálgica lembro de como as coisas eram antes, dos meus grandes amigos que estão em outra escola. Mas no momento a fase é outra, é uma fase tensa e decisiva pra nós...
    bjos baby
    amis-imaginaires.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ai ai, saudade da minha época de escola... Mas a faculdade também não muda nada; especialmente dos primeiros períodos. Depois que a coisa vai ficando punk.
    Mas eu sinto muita saudade. Seu texto me trouxe algumas lembranças...
    :) Boas, pelo menos.
    Beijão Samylee!

    ResponderExcluir
  7. "Abandonei minha timidez, passei a conversar com várias pessoas, mas agora tenho saudades de ter amigos, àquele grupo que se conhece tão bem." Você disse tudo que eu sempre quis dizer, converso com todo mundo, mas sinto falta de ter aquele grupinho só meu, sinto muita falta!

    Eu estou no terceiro ano, e provavelmente o último ano que vou estudar em uma escola "normal". A partir daqui vai ser faculdade, se for, e como você mesma disse, terei que amadurecer e começar a viver por conta própria. Essa ideia me assusta, pensar que um dia vou ter que me virar sozinha. Fico impressionada com a capacidade do meu irmão se simplesmente pensar em ser sustentado pelos pais a vida toda, eu morro de medo de não ter mais eles antes de ter um bom emprego, e esse tipo de coisa. Acho que não estou muito preparada para crescer não. Você se sente assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto, sim. Vou terminar o colégio bem nova (sou adiantada), por isso nem adianta: vou continuar vivendo com meus pais por um tempo. Mas acho que vou complicar a vida deles, teremos de nos mudar para sei lá onde eu passar, talvez meu pai não more mais conosco porque tenha de trabalhar em uma cidade perto ou longe, vai saber. Me sinto meio mal por isso, embora eles realmente não liguem. Mas eles têm de aprender que criam filhos pro mundo, não pra eles e vou ter de ir uma hora ou outra.
      Por mais bizarro que pareça, acho que quando me mudar, pagar minhas próprias contas, ter certa independência, vou realmente amadurecer. A vida faz isso com a pessoa, e eu creio que precisarei dessa ajudinha dela...

      Excluir