sábado, 20 de abril de 2013

Falando um pouco sobre... Nina Auras

Eu estava navegando por blogs literários (coisa que, aliás, eu sempre faço) e tive uma grande surpresa, um imenso achado. Encontrei uma escritora que criou uma estória que se passa na época da Segunda Guerra Mundial, ou seja, trata do nazismo, publicada por nada menos que a Novo Século, AOS CATORZE ANOS. Isso mesmo, você não leu errado. Vamos conhecer mais desta provável prodígio da literatura nacional?

Nina Auras (e este é o seu nome, de fato) sonha em ser escritora desde os seus seis anos de idade. Hoje tem 15 anos, é estudante, escritora e blogueira (Palavras ao Vento), seu livro favorito é O Morro dos Ventos Uivantes e, entre os seus autores prediletos, estão José Saramago, Clarice Lispector () e Emily Brontë. Para criar esta estória ela leu Forgotten Holocaust e War in the shadows of Aushcwitz, ambos sem tradução para o português.
O que ela fala sobre ter escrito um livro tão nova:
Acho que não se precisa de formação para escrever um bom livro. Talvez para interpretá-lo, ver a que movimento literário ele pertence, mas para escrever? Escrever não é algo que você domina, é algo que domina você. Não acho que eu seja a melhor pessoa para dar conselhos, mas penso que, se a escrita for quase uma necessidade para você, se você escrever com paixão, o seu livro será apaixonante e necessário também. [fonte Mademoiselle Love Books]

Na Cracóvia, Polônia, de 1944, o medo se alastrava como fogo no álcool. Em 7 de outubro, os Sonderkommandos judeus (prisioneiros que haviam sido selecionados para trabalhar como “operários” nas câmaras de gás) organizaram uma revolta no Campo de Concentração Auschwitz-Birkenau. Os 250 prisioneiros revoltosos foram capturados e imediatamente executados. Mas Adam, um dos revoltosos, conseguiu fugir. Ele acabou encontrando a ajuda que precisava em Julia Leinster, uma jovem filha de um comerciante cercada de dúvidas, problemas e doenças que o encontra no meio da noite e o abriga em segredo. Só que acho que todos sabemos que segredos não duram para sempre...
 Skoob ♦ Adquira o seu!

Não resisti e coloquei um pedaço de uma resenha feita por Jups [skoob]: "O romance é bem singelo e pacífico. Começa simples, nos olhares, na confiança e pelos pequenos sentimentos, até se tornar um furacão chamado desfecho."
"Agora que eu não estava correndo e rindo debaixo dela, que caía com tanta leveza lá fora, a chuva parecia-me ousada e melancólica, como uma lembrança de que a vida dói - e, se não dói, não é vida."

20 comentários:

  1. Sem Palavras! absolutamente... sem palavras. Torço muito para o suscesso dessa jovem e, ao que me pareceu, excelente escritora. Gostei do enredo da história, e pra ser sincera, foi esse trecho que me cativou.
    O livro já entrou pra minha wishlist *.*

    minhaspequenasverdades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tipo ela começou a escrevê-lo aos treze anos e nessa idade eu só pensava naqueles romances bobinhos à lá Nicholas Sparks, enquanto Nina já pensava no nazismo! Fico pensando o que está por vir, ela é muito talentosa, e tenho certeza que vai nos surpreender ainda mais.

      Excluir
  2. Nossa fiquei com inveja dela rs (inveja boa haha), parece ser um ótimo livro, fiquei com vontade de ler!!

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e nem a autora, mas adorei. Estou torcendo por ela!

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom.

    ResponderExcluir
  4. mais é um talento essa menina, gostei muito e já fui conferir o blog dela
    bjos*
    rockmoreworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que legal, e ele é tão novinha ainda. Com certeza eu quero ler o livro dela.
    http://doisquintos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, só falta chegar lá na minha livraria (claro que eu não fui perturbar a dona, que aliás me conhece de tanto que vou lá, claro que não estou perturbando-a há um mês, claro que não estou passando lá todos os dias perguntando pelo livro, claro, claro, vou fingir que me engano...)

      Excluir
  6. Samyle, gostei muito da indicação! O blog dela é mesmo incrível e o livro também parece ser muito bom. Estou com muita vontade de lê-lo!
    Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas haha' #superansiosaparaquecheguenaminhalivraria

      Excluir
  7. ain, eu conheço o trabalho dela, grande talento! *-*

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    Gostei muito do post! rs Boa tarde anjinho s2

    ResponderExcluir
  8. Sensacional. Uma pequena grande talento.
    www.cchamun.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. aaaah não conhecia essa menina, aaah tem mtmto talento!!! aah vou la espiar o blog dela *----------*

    http://blahoestraich.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei a indicação!
    Eu não conhecia ela, e pelo trechinho parece ser uma ótima leitura.


    Tecido Doce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei o mesmo, depois visitei o blog e me encantei *.*

      Excluir
  11. Que legal! Não conhecia a autora, adorei saber sobre ela! Concordo com o que ela disse: "escrever não é algo que você domina, é algo que domina você". Acho que vou anotar e colar na parede ^^

    ResponderExcluir
  12. Ótima ideia, vou fazer isso também haha

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus!! Que lindo tudo isso. Gostei da ideia da Marina também, uahs "Escrever não é algo que você domina, é algo que domina você" com certeza vai pro meu mural.
    Preciso dizer que estou louca pra ler o livro dela? E adorei o trecho que tu colocou- ajudou demais na minha vontade de querer ler, haha.
    Amei.
    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Caramba, só vi isso agora! HAHAHAHAHAHA Nossa, que amor. Muito obrigada! Acho que não verás mais meu comentário, porque faz muito tempo. Mas, se vires, saiba que fizeste meu dia (ou noite, ou madrugada, no caso). Agradeço a confiança e as palavras. De verdade. De coração. Mesmo.

    Beijo beijo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Eu apenas queria apresentar uma jovem escritora na qual vejo talento. Acompanho o seu blog e gosto muito dos seus textos, são maravilhosos. Sério.
      Obrigada pelo carinho, mais uma vez.

      Excluir