quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A Hora da Estrela

A Hora da Estrela - Clarice Lispector
Editora: Rocco
Páginas: 87

Onde está a sinopse?, você pode estar se perguntando. Não irei colocá-la, talvez nem venha falar da estória em si, e sim das entrelinhas. Que tipo de resenha é essa? Não sei, meu(minha) caro(a), tal resposta ainda não me veio, talvez tenha se perdido no céu da minha boca. É isso que a Clarice faz comigo.
Juro que este livro é feito sem palavras. É uma fotografia muda. Este livro é um silêncio. Este livro é uma pergunta. pág. 17

A maioria das pessoas cujas resenhas eu li viram uma critica singela a nossa sociedade através de passagens banais pelas quais Macabéa passa. Confesso que na primeira vez que o li não notei isso, vi algo que não é muito comentado. Eu li a Clarice, a "pessoa", que divagava sobre a morte que logo viria, sobre o desamparo a que todos nos entregamos, sobre o dissimular... "Terei de me escrever todo através dela", essa pequena frase da página vinte e quatro resume a minha interpretação.
Ah que vontade de alegria. Estou agora me esforçando a rir em grande gargalhada. Mas não sei porque não rio. A morte é um encontro consigo. pág. 86.
A personagem principal é ingênua, insípida e sem qualquer encanto. É provavelmente a personificação da nossa sociedade (notei isso na segunda vez que o li), não questiona a sua vida miserável, não se pergunta o porquê da sua existência e é feliz porque acredita que todos sejam obrigados a isso.
Se há veracidade nela — e é claro que a história é verdadeira embora inventada — que cada um a reconheça em si mesmo porque todos nós somos um e quem não tem pobreza de dinheiro tem pobreza de espírito ou saudade por lhe faltar coisa mais preciosa que ouro — existe a quem falte o delicado essencial. pág. 12
Uma passagem que me chamou muito a atenção foi sobre o direito ao grito, o que me lembrou um texto que fiz sobre a necessidade humana de fingir. Tive de colocar esse trecho do livro por, na minha interpretação, resumir todos os quatro parágrafos de Dissimular.
Porque há o direito ao grito.
Então eu grito. pág. 13
O que mais me marcou em todos as oitenta e sete páginas do livro (sim, a Clarice é tão genial que em apenas poucas páginas fez um dos meus livros favoritos) foram seus pensamentos sobre a escrita e a necessidade de fazê-la. Achei fantástico saber sobre isso, poder entender um pouco mais do que se passava na cabeça de alguém que tanto admiro.
Escrevo por não ter nada a fazer no mundo: sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens. Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse a sempre novidade que é escrever, eu me morreria simbolicamente todos os dias. Mas preparado estou para sair discretamente pela saída da porta dos fundos. Experimentei quase tudo, inclusive a paixão e o seu desespero. E agora só queria ter o que tivesse sido e não fui. pág. 21
A tal Hora da Estrela era a morte., algo que aconteceu para esta incrível escritora pouco depois de terminar o livro. Talvez seja por isso que esse livro é considerado um certo mistério, uma obra peculiar, a mais famosa desta escritora.

Obrigada por todos os comentários! Fiquei muito feliz com o carinho de vocês. Vou tentar organizar o meu horário para, na semana que não tiver simulado, fazer duas postagens por aqui, mas tenho de organizar meus horários de estudo, de leitura, de escrita... Logo logo postarei a resenha de Marina que vocês votaram e as outras, com um intervalo de um texto (é, vou fazer mais resenhas, não sei porquê). Espero que tenham gostado dessa, trarei logo um texto ;)

26 comentários:

  1. A Clarice foi e ainda é um enigma. Tenho uma grande admiração por ela, seus pensamentos filosóficos, algumas vezes incompreensíveis para mim, mas impressionantes, cheios de palavras bonitas, e por seus livros. Acho que as capas como a dessa edição de A Hora da Estrela que você pôs no post são muito amor. Ganhei A Maçã no Escuro, e ainda não consegui ler, pois acho que é o livro mais complicado e cansativo da autora. Esperava ganhar A Paixão Segundo G.H. Já me atrevi a ler o começo do livro, e amei. Enfim, para terminar, a sua resenha (misteriosa) me deu vontade de colocar A Hora da Estrela no topo dos meus livros desejados. Continue fazendo essas resenhas porque eu acho que livros são sempre assuntos que devem ser comentados e compartilhados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awnn, obrigada! A próxima resenha será de Marina, de Carlos Ruiz Zafón, em seguida d'O Pássaro e Eu e Você *.*

      Excluir
  2. Faz bastante tempo que eu quero ler os livros da Clarice... Cara, muito estranho( de um modo bom) ela ter escrito o livro pouco antes de morrer. Deve ser simplesmente incrível.
    E que bom que tu postou (; Também gosto das tuas resenhas. Gosto dos teus posts, e ponto final hsua.
    Beijos♥

    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. achei legal você não colocar a sinopse logo de cara. Eu coloco as vezes, por falta de opção. Gosto muito de Clarice. Gostei da sua resenha!

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro Clarice. Quando eu era mais nova, sempre que saía do colégio passava na biblioteca municipal daqui e pegava um livro diferente por semana e a maioria era dela. E eles eram devorados, lidos e relidos. Hoje eu enferrujei um pouco a clarice-leitura, mas ainda gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, acredita que ando lendo Clarisse também através de uma biblioteca rsrsrs

      Excluir
  5. A morte é um encontro consigo .. adoro essa frase ...
    esse livro é lindo ..
    visite o blog, seu blog ganhou um selinho por ter comentado no ultimo post, vou estar postando o selinho durante esta semana beijos...

    ResponderExcluir
  6. Acho que o começo da sua resenha resume bem. Os livros da Clarice... simplesmente, é impossível resumi-los em palavras. Ela te leva a outro grau de profundidade, outra interpretação de uma realidade tão próxima. Não tenho o que dizer, mesmo. Já leu "A paixão segundo G.H."? Se não, leia! É um profundo deleite.
    Olha, tem sorteio lá no blog, viu? Beijinhos

    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, várias pessoas me indicando esse, tenho de ler, agora é obrigatório haha

      Excluir
  7. Interessante que toda vez que leio um livro com alguma critica assim, só noto a critica depois que alguém fala ou quando leio de novo. Sou muito desligada nesses assuntos ^^

    Estou com esse livro em pdf aqui e pretendo ler logo, mas odeio ler no computador. Estou torcendo pra achar ele na bagunça da biblioteca da minha escola. Lá tem cada livro!

    Adorei a resenha, mesmo sem sinopse rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei esse na biblioteca da minha escola também, o problema é que ela também é tão bagunçada, achei esse por um acaso!

      Excluir
  8. Que resenha... tenho tanta sede de ler algo da Clarice, espero um dia ter a sorte de encontra um de seus livros para comprar.
    Amei sua resenha, vindo de Clarice, se fosse apenas um capitulo ela já nos surpreenderia.

    Beijos, seguindo aqui. Amei;
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu estou louca pra ler esse livro. Clarice é apaixonante. <3
    É difícil falar sobre ela, acho que não seria capaz de falar sobre ela, sobre um livro dela.
    Confesso, nunca li um livro dela, mas leio seus contos com muita frequência.
    A escrita dela é apaixonante, o jeito como escreve... Envolve, meche com a gente.
    Digo e repito, Clarice é apaixonante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente a escrita que fascina. Eu era assim também, só tinha lido contos, mas a impressão foi quase a mesma.

      Excluir
  10. Me interessei pelo livro.
    Não sou de ler livros nesse genero, mas fiquei com vontadezinha de ler, por nunca ter lido uma obra dela, talvez. Enfim. Sua resenha ta ótima.
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  11. "Não sei, meu(minha) caro(a), tal resposta ainda não me veio, talvez tenha se perdido no céu da minha boca. É isso que a Clarice faz comigo"

    Demais!!

    ResponderExcluir
  12. meu professor de literatura no colégio, baseava sua aula praticamente toda nesse livro, adoro a clarice *.* seu banner já estar na ala de parcerias do meu blog (:

    minhaspequenasverdades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Interessante. Me interessei pelo livro, assim como me interesso por todos da Clarice. Ótimo post!

    Beijos, Romário.
    www.naomeentendamal.com.br

    ResponderExcluir
  14. eu já ouvi criticas sobre... não li, então não posso afirmar nada. Você tem um ponto de vista diferenciado, o que me despertou curiosidade.

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Esse é meu livro favorito, adorei quando li, só não gostei do final, mas a partir desse livro passei a amar muito mais a Diva Lispector e sua personagem incrível, a nordestina Macabéa <3


    Blog Spiderwebs ♥ < <

    ResponderExcluir
  16. Agora já sei como iniciar a minha leitura por Clarice Lispector, com A Hora da Estrela.
    Adorei a resenha *-*

    Tecido_Doce
    Twitter
    Sorteio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Vale lembrar que é bem nas entrelinhas esse livro.

      Excluir
  17. Parece que faz séculos que não visito o seu cantinho >.> Me sinto em dívida e tal....
    Ah,querida, li esse livro faz um bocado de tempo. Mas, lembro de ter adorado. A metalinguística do autor escrevendo uma história dentro de um livro. Clarice é diva em todos os sentidos. Não li muito dela, pra ser sincera. Contudo, os poucos contos que caíram nas minhas mãos eram de um profundidade que não vemos hoje, em autores brasileiros.
    ~~ Emilie Escreve ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti sua falta por aqui, se bem que eu estou também errada por não ter visitado o Emilie Escreve há algum tempo...

      Excluir
  18. Olá
    Gostei da indicação.
    Morro de vontade de ler um livro desta autora.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu já li este livro e também vi o filme! hahaha o filme é hilário. A cena da Macabéa comendo frango. aiaiaia'
    Bjs,
    Dani | www.avidaemletras.com

    ResponderExcluir