segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Reflexões sobre Razão e Sensibilidade

Livros sempre me induzem à reflexões. Principalmente quando se trata da minha querida Jane Austen. E, enquanto lia Razão e Sensibilidade, passei a ver uma critica fortíssima à mim mesma. Eu me vi nos defeitos de Elinor e Marianne.
A começar com Marianne, a "sensibilidade". Ela é uma jovem de dezesseis anos, apaixonada pelas artes e exigente em relação ao amor. Apesar de ser nova, crê-se madura e de opiniões corretas; é teimosa, de imaginação fértil e se entrega totalmente as suas emoções. E eu tenho um pouco disso, eu sou de moldar o meu par perfeito e, quando encontro alguém que se encaixe na maioria das exigências, dou asas a minha imaginação e, em seguida, passo a acreditar em um belo final feliz.
Evidentemente, isso só me causou decepções. Com o tempo, passei a dar valor aos defeitos, à procurá-los, à gostar deles. Eu já não acredito em pessoas perfeitas, e não confio naquelas que aparentam ser, embora continue com algumas exigências. Infelizmente, exigências até com os defeitos.
Uma das passagens mais criticas do livro é quando Marianne quase definha por causa da sua desilusão amorosa; sou, de certo modo, assim. Eu me entrego de corpo e alma as minhas emoções, mas em segredo, como Elinor. Tal reflexão me lembrou de uma frase da Natália Klein: "eu seria uma suicida nata se não fosse o meu egocentrismo exacerbado. Eu sou boa demais para morrer, seria um desperdício."
O que me traz a Elinor, a "razão". Ela é uma jovem de dezenove anos que, por ter mais juízo que o resto da sua família, se vê obrigada a resolver todos os seus problemas e a "carregar o mundo" sobre os seus ombros. Ela procura sempre a lógica em tudo, supondo que isso apaziguaria todas as suas emoções.
Eu, por ser a filha mais velha, sempre tive responsabilidades e me vejo na obrigação de ser madura para poder cumpri-las. Tento ser adulta antes do tempo, me forço a ser um bom exemplo, como Elinor. Isso te impede de aproveitar as etapas da vida, no caso dela, o amor e a desilusão porque tinha uma Marianne deprimida. Ela teve de trancar tudo dentro de si para não deixar a família mais preocupada, tendo como único refúgio a razão, que lhe sustenta.
Com este livro, acho que Austen quis passar isto: você não deve ser nenhum extremo, tudo em exagero é ruim. Você deve ser racional, mas têm de se permitir sentir; deve ter exigências quanto ao caráter e não segundo os seus preconceitos; ter emoções, mas não se deixar guiar por elas. Em suma, um equilíbrio entre razão e sensibilidade.

19 comentários:

  1. Gostei muito vou adicionar este livro na minha listinha!
    Eu sempre achei que o equilíbrio é a melhor forma para tudo.
    http://www.avidaemletras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom, mas devo lembrar que é um clássico inglês do "regency period" e que sua linguagem segue o estilo da época.

      Excluir
  2. Livros também me fazem refletir muito! Por isso amo ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo ler. Principalmente literatura inglesa (eu sei que isso é uma vergonha para uma brasileira, mas eles tem um jeito tão único, me encanta Jane Austen,. as irmãs Brontë, até Sophie Kinsella kkkkkkkkk.)

      Excluir
  3. Livros são capazes de nos fazer refletir muito, coloquei o livro na minha lista.
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São, acho que esse é o papel de um livro, te colocar frente à frete com os problemas e defeitos da nossa sociedade, te mostrar o certo, o real; te tirar daquela bolha de proteção e conforto... Este livro é muito bom para quem gosta de considerações filosóficas, mas é lento e descreve bem a época, não espere um romance avassalador e nem heróis incríveis, nele as personagens são reais a ponto de ter muitos defeitos.

      Excluir
  4. Oi,Muito Lindo seu blog e bastante interessante,vou vim visitar ele sempre, eu gostaria muito de conversar com você, tem alguma forma?. Obg e Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vindo! Posso sim conversar, que tal pela fanpage? Tá na sidebar o link.

      Excluir
  5. Nossa amei, os livros são capazes de nos levar a enxergar muito além. Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas me pareceu ser muito interessante.
    Já perdi as contas de quantas vezes me vi sendo descrita por um livro.
    =Amei seu blog, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece o mesmo comigo! Livros são uma das melhores invenções humanas, eles me fazem viajar sem sair do lugar, não é incrível?

      Excluir
  6. Ola Fllor.. Eu nao gosto mt de ler livros mas acho legal.. Nao pra mim rs..

    #Diario-de-uma-menina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez não sejam os livros que não sejam para ti, mas sim alguns que leu e não gostou. Você gosto do quê? De romance? Aventura? Que tal ler o livro que originou o filme que tanto gosta? Assim que comecei a ter prazer em ler...

      Excluir
  7. Eu não li o livro, mas pelo seu texto, dá pra entender bem o que a autora quis passar. Acho que todo mundo já passou por isso de se decepcionar por não se apaixonar pela pessoa, e sim pelo que idealizamos dela. Eu, assim como você, depois de decepções, passei a desconfiar de pessoas certinhas demais, sabe? Os defeitos que fazem delas humanas e quando a gente ama, a gente ama com o pacote todo.
    Beijinhos

    hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente assim comigo! Essa sua frase me marcou:"Os defeitos que fazem delas humanas e quando a gente ama, a gente ama com o pacote todo."

      Excluir
  8. Lindo texto, adorei.
    Beijos;*
    Visita?
    girlonlline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Adorei o blog e já segui!
    Depois de ja ter tido muitos blogs, criei agora um único, e gostava que seguisses, era muito importante para mim. Visita e ve se gostas: lightweight-fly.blogspot.pt

    XOXO

    ResponderExcluir
  10. Ola flor, obrigado pela visita no meu blog!
    é eu seu meu conto e meio cliche mas gosto disso as vezes gosto de uma história água com açúcar, ele tem continuação, u gostei do decorrer da história kkk obrigado pela opinião é sempre bem vinda, pode deixar que melhorarei no decorrer dos contos, volte sempre!
    lindo blog e belos textos flor *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Looh. Sabe, eu dei minha opinião, e fico contente que não tenha ficado com raiva (têm muitos blogueiros que ficam, você fica até com medo de dizer o que pensa kkkkkk). Bem, se gosta de clichês, tudo bem, o gosto é seu, o texto é seu, o blog é seu, você tem o direito de fazer o que quiser. Vou acompanhar sim o conto, quero saber se vai ficar bom *.*

      Beijos ;)

      Excluir